GESTAÇÃO e GESTÃO

Vivia em Caraguatatuba-SP, com minha família, na casa de meus sogros, dando aulas em Colégios Estaduais e vendendo bala de coco na praia.
.
Ao estar numa praça, de bicicleta, vendendo, caiu em minha cabeça uma espiga de sementes. Ao olhar o chão forrado delas, algumas abertas e retorcidas pelo sol, vistosas, em tons de marrons, com um verniz, proporcionando um brilho interessante.
.
Comecei a recolher em sacolas plásticas e nisso, um transeunte me perguntou o que pretendia fazer, respondi a ele, olhando para as montanhas da serra do mar: Sorria para a vida que, a vida sorri de volta para você. Nada mais disse a ele, temeroso de ele surrupiar minha idéia. Pode?
Eu pretendia decorar a festa de aniversário de minha filha e ao mesmo tempo fazer artesanato. 
.
Tentei colorir as peças, sem êxito. A Decoração da festa ficou agradável. Semanas de estudo e colheita de novas espécies descartadas pela natureza e vários aprendizados.
.
Voltei sozinho para São Paulo, casa de meus pais. Minha mãe dizia para, ou procurar emprego ou entrar numa escola para aprender artesanato, insatisfeita com a demora de resultados em minha empreitada. A convivência ficou difícil. Fui morar com um primo no bairro Itaim Bibi.
.
Visitando o Shopping Iguatemi para encontrar inspiração, me deparei com uma abelhinha, peça de metais soldados, arame galvanizado, presa por uma haste decorando uma loja. Quiz comprar e a vendedora disse que a ABELHINHA não estava à venda, vieram dos EUA e muitos queriam comprar.
.
Bingo! Havia procura, portanto um bom negócio. Comprei arames, duas espessuras, tentei soldar sem sucesso. Um Engenheiro químico não saber soldar, que decepção! Sobrevivia vendendo o que produzia com as coisas descartadas pela natureza.
.
Comprei uma mangueira plástica, aquela de fazer cadeiras, conhecida por espaguete, para enfeitar os cabos de cataventos que aprendi fazer e vendia.
.
Desenvolvi um protótipo da abelhinha, porém num tamanho muito maior em relação ao visualizado na loja, apenas o corpo, com ligeiras modificações, e estava guardado, quando percebi que daria para encapar o arame com o espaguete.
.
Enrolei o arame encapado, coloquei os óculos, e uma mola. Saí vendendo e recebia muitos elogios, entrei numa loja, Terra Madre, na praça Benedito Calixto - SP e obtive uma encomenda!
.
Nove meses foi o tempo entre visualizar a peça e a produção da primeira, sempre procurando aprimorar. A produção era lenta, demorava uma semana para eu entregar os pedidos que foram aumentando e eu matutando como ser mais produtivo. Consegui desenvolver ferramentas que proporcionaram a melhoria da qualidade e em quantidade cada vez maior. 
.
Passei no concurso para expor na Feira Da Liberdade-SP 
Passei a vender nas lojas Alemdalenda, uma franquia da mesma proprietária da Terra Madre, Heloísa Galves.
.
Ingressei na Feira da Liberdade -SP em Julho/2000
Tive, cinco ajudantes. 
.
Muitos copiadores, inclusive um na própria Feira da Liberdade que eu não consegui evitar. Hoje o considero o copiador meu VALORIZADOR,  pois quem compra dele ao se deparar com meu trabalho se arrepende de ter comprado antes e alguns até compram de mim também.
.
Abelha rainha, minha professora!
A partir dela fui desenvolvendo novos motivos. 
O Móbile Abelhinha é o carro chefe da Feliz Sempre.
.
Muito aprendi nestes vinte anos de atuação com artesanato, desenvolvi técnicas e ao mesmo tempo autoconhecimento com minhas indagações sobre a vida. Falarei sobre isso num próximo post.
.
Grato por me acompanhar!
.
         NO BALANÇO DA ALEGRIA
Móbille Decorativo Abelha Feliz Sempre

Comentários

  1. Que bela história meu grande amigo. Eu sei bem do sucesso de seus móbiles e em especial as suas abelhinha. Lembra quando eu participava das grandes feiras e pedia para vc me dar seus móbiles para eu vender ?. Lembro que eu vendia quase tudo...era o maior sucesso.
    Eu com os meus mosaicos e vc com suas abelhinhas ficamos por muitos anos lado a lado na feira da Liberdade, eu pude presenciar a sua alegria e felicidade ao apresentar suas criações para as pessoas que estavam passando por ali...vc colocava paixão nas suas palavras, como se estivesse apresentando um filho.
    Parabéns amigo !!!
    Sua história é linda como lindo é o seu trabalho. 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa, Alexandre Trinca!
      Tudo bem?
      Grato por suas palavras.
      Você ainda está na Benedito Calixto?
      Saiu anônimo seu comentário, por que será?
      Forte abraço, amigo e apareça na Liberdade.

      Excluir
  2. As peças são muito lindas, meu filho ama todas as peças. Um charme em cada detalhe. Perfeitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá criatura de um comentário simpático!
      Quem será você? Não aparece seu nome para mim.
      Volte sempre!
      Um abraço se for homem e um beijo se for mulher 🙏🏼😎

      Excluir
    2. Olá criatura!
      Com quem falo?
      Obrigado pelo depoimento. Fiquei Feliz!
      Um abraço se for homem e um beijo se for mulher 🙏🏼😘

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DECORAÇÃO COM ARTE

DIREITOS AUTORAIS